Em que região morar no Porto?

Quando estava procurando casa no Porto, tive que encher o saco dos meus amigos que já tinham morado lá toda vez que via um lugar que achava bacana pra morar pra saber se a localização era boa ou não. Com o intuito de facilitar a vida de quem assim como eu, está indo morar lá, resolvi fazer esse esquema bem simples no Google Maps. Quanto mais vermelho, mais pro centro, e onde eu acho mais agradável de morar. Eu acabei ficando na Rua da Lapa, nº22 e amei. Tinha amigos que moravam perto da Rua Cedofeita e também achava uma ótima localização. Caso ainda assim tenha alguma dúvida, pode me perguntar nos comentários.

!Atenção! Com a recente crise brasileira se agravando, muitas pessoas que têm o desejo de se mudar para o Porto com suas famílias, vem acessando o blog e me perguntando nos comentários qual seria o melhor local para morar. Infelizmente, morei na cidade na condição de intercâmbista e sei aconselhar apenas quem está indo com essa finalidade, já que a necessidade de cada realidade acaba sendo diferente. 

mapa

164 comentários

  1. Olá Luiza! Gostaria de saber, se puder claro, dicas de locais para viver bem, barato e com crianças, pretendemos nos mudar em 2018 e temos pesquisado muito sobre Braga, porém acredito que no quesito empregos o Porto está mais bem servido (área de TI e cabeleireiro) com isso começo a pesquisar sobre Vila Nova de Gaia e gostaria de saber se é uma boa região para vivermos com 2 filhos pequenos (10 e 5 anos), pensamos em locais próximos à escola e transporte, sugere algo?
    Obrigada

    1. Oi Elizabete, tudo bom? Infelizmente não vou conseguir te ajudar. Pois fui ao Porto, em 2013, na condição de estudante intercambista. Então acredito que minhas preferências não seriam as mesmas que as suas, que irá viver com família e crianças. Também não cheguei a visitar Gaia na época.

      1. OI Celso, estamos indo também, eu minha esposa um filho de 9 anos. A prioridade é Porto, mas ainda estou tendo dificuldade em escolher a freguesia, especialmente por causa de escola, metro e hospitais.Se tiver alguma sugestão e quiser trocar informações, será de bom grado.

      2. Percebo que muitas pessoas estão elegendo Braga como segunda opção…FUJAM!!! O lugar é lindo sem dúvida, porém, para aqueles que pretendem trabalhar infelizmente seria a pior opção!

    2. Oi Elizabete, eu e meu marido pensamos em morar em Portugal final de 2018 e temos um filho de 12 anos, estamos em busca das mesmas informações que você. A princípio escolhemos Vila Nova de Gaia, mas não sabemos um lugar exato. Por isso, o seu comentário me chamou à atenção, caso eu tenha informações eu enviarei à você. Obrigada

    3. que bom que não sou só eu!!!!
      eu, minha mãe e um casal de filhos estamos nos mudando para o Porto, Vila nova de gaia, em 2018.
      estamos escolhendo apartamento em Madalena, Canidelo ou Valadares. lado praia.
      escolhemos estes locai, pois, já estivemos em visita e achamos maravilhoso. Com bastante verde, ruas calmas e próximo de tudo, sem a agitação do Porto, propriamente.

      1. Oi Adriana e Meire! Vamos entrar em contato então?!! Também estamos com o mesmo propósito. Mudar com filhos…
        Deixar meu contato de instagram! Me manda mensagem no direct que trocamos números e informações.Acho que seria uma boa!
        Um abraço!

        Camila Said
        insta: @camilasaiddecor

      2. Boa tarde.
        Adriana escolas para crianças também se encontra com facilidade nessa região? Também estamos com a intenção de ir para lá ainda esse ano.Família com 3 crianças
        Obrigada.

    4. Bom dia Elizabeth,
      Nossa história é parecida com a sua. Nós também estamos de mudança para Portugal em 2018, pesquisamos Braga e Porto. Temos dois filhos (14 e 2 anos), minha esposa é esteticista. Estamos pesquisando aluguel em Vila Nova de Gaia. Buscamos proximidade de escola e metrô.

    5. Olá Elizabete,

      Minha história é parecida com a sua. Também estamos de mudança para Portugal em 2018. Pesquisamos Braga e Porto.Temos dois filhos (14 e 2 anos). Minha esposa é esteticista. Estamos pesquisando aluguel em Vila Nova de Gaia, algo próximo à escola e metro. Caso queira, podemos trocar algumas informações.

      1. Olá Edvaldo! Acabamos optando por ir (à princípio) para uma região beeeem menor, vamos ficar próximos à Castelo Branco (Beira Interior) por termos família e amigos para nos hospedar, aí depois de estabilizados e com algum emprego garantido definimos nosso local.Mas qualquer dúvida que puder ajudar pode me procurar! Até lá. Abraços.

  2. Oi Luiza!! Seu blog me ajudou muito, me identifiquei com sua visão então resolvi te escrever.
    O que acha de morar na frente do Jardim do Palácio de Cristal?
    Obrigada pela generosidade em compartilhar sua experiência. Beijos!

    1. Oi Marcella! Fico muito feliz em ajudar, sempre! Afinal esse é o principal objetivo de eu ter criado esse blog 🙂 Sobre o local, não era uma área que eu costumava andar quando estive morando no Porto. Mas dei uma olhadinha aqui no google maps e me pareceu próximo ao Centro, que é onde indico aqui no mapa. Apesar de não ter como te dar 100% de certeza, acredito que seja um bom local sim.

  3. Olá,

    Gostaria de saber bons locais para morar no Porto no que se refere a tranquilidade, acessos e conforto/qualidade. Desejo saber também se as habitações aí são mesmo sinônimos de qualidade como são anunciadas. Obrigado.

    1. Olá Francisco! Na verdade considero bons locais para morar e sinônimo de qualidade em relação aos anúncios pontos bem relativos. Eu saberia dizer onde considero um bom local para intercâmbistas (situação que estive em 2013), que é o centro e a região que indico no mapa. Sobre as habitações, como em qualquer lugar, existem lugares agradáveis para se morar e outros nem tanto.

  4. Ola, ‘Otimo artigo!

    Estou planejando me mudar pra Portugal próximo Set/Out pro começo das aulas do meu filho de 16 anos na escola secundaria. Gostaria saber algumas áreas tranquilas com boas escolas publicas secundarias, mas que eu possa alugar um apartamento mobilado com bons acessos a transporte pra trabalhar. Alguma sugestão em mente?

    Meu email e s.ramos@my.westminster.ac.uk. Espero sua resposta!

    1. Oi Sheila! tudo bom?
      Como coloquei em uma observação aqui no início da página, fui ao Porto em 2013 na condição de estudante universitária, então não saberia te dizer qual o local mais indicado para o seu caso que procura ambiente familiar e boas escolas. Posso apenas afirmar que na época que fui o sistema de transporte no Porto era excelente, por isso acredito que morando próximo a qualquer acesso de metro (repare no mapa que ele corta grande parte da cidade), já terá boas soluções nesse quesito.

  5. Oi Luiza! Que bom que achei seu blog!
    Estou indo pro Porto em Setembro, vou começar o mestrado na FEP. Estou procurando quarto pra alugar por lá mas ainda fico super insegura em saber qual a melhor zona…. Estava procurando mais na região de Paranhos, apesar de encontrar muitas ofertas em Cedofeita… O que vc acha? Vale mais a pena? Obrigada desde já!

    1. Oi Gabriela! Fico feliz que tenha gostado do blog 🙂 Olha, a região de Paranhos não foi um local que eu cheguei a frequentar quando morei no Porto (em 2013). Entretanto, dei uma olhadinha aqui no google maps e vi que dependendo do local que está vendo pode ser um pouco afastado do centro sim. Veja que eu morava próximo ao metro da Lapa e demorava já uns quinze minutinhos a pé para chegar na região mais central. Já a Rua Cedofeita é bem no meio de onde “as coisas acontecem” no Porto, é cercada de lojas, restaurantes e supermercados. Por isso mesmo, as vezes com alugueis mais caros. Porém, se puder arcar, como vai como estudante, assim como eu, acho que compensa. Obs: opinião de quem morou na cidade a quatro anos atrás, pode ser que algumas coisas tenham mudado desde então.

  6. Oi Luiza, tudo bem?
    Adorei seu blog e suas dicas.
    Estou indo pra porto e gostaria da sua ajuda. Estou indo como intercambista tambem. Voce dividiu apto com outros estudantes? E outra coisa, quais são os bairros da região vermelha? E quando voce fala de mais agradavel de morar, é com relação à proximidade das coisas (transporte, lojas, supermercado)? Vou estudar na universidade de Porto e estou com muita dificuldade de achar uma local. Tem algum site de aluguel que voce indica?

    Muito obrigada,

    Thais

    1. Oi Thais, fico feliz que tenha gostado!
      Vamos lá respondendo as suas perguntas:

      – Sim, dividi com mais duas brasileiras, uma era conhecida e outra conheci através do grupo de facebook que mencionarei abaixo.
      – Sobre os bairros, não saberia te dizer. Nunca tinha reparado até criar esse blog e ser questionada quanto a isso rs, mas quando morei lá, apesar de ter essa divisão, não referia aos locais através deles, por isso fico meio perdida nesse quesito.
      – Sim, a região central é muito bem localizada nesse sentido de lojas e comercio. Porém também era onde nós costumávamos sair a noite e encontrar os amigos. E isso deixava o dia a dia mais “prático”. Considerando que a vida noturna no Porto é bem agitada, inclusive nos dias de semana.
      – Sobre site, eu achei meu apartamento através de uma oferta nesse grupo de facebook: https://www.facebook.com/groups/brasup/ e apesar de nunca ter usado nenhum deles, me recomendaram em comentários aqui do blog esses outros que listo aqui: https://jogandoocorponomundo.wordpress.com/dicas-especificas-para-portugal/onde-procurar-apartamento/.

      Bjs e boa viagem!

  7. boa Tarde. Minha filha está indo trabalhar no porto, no polo universitário onde fica o hospital Sao Joao.Como n conhecemos nada, está muito dificil escolher o melhor lugar para morar. Gostaria q fosse num local proximo ou não do trabalho, mas q tivesse facilidade de transporte para o local. E q tb fosse perto de comercio. Poderia me ajudar?

    1. Olá! Desculpe pela demora na resposta. O local que indico no mapa aqui dessa página como Central acredito ser o mais aconselhado. Mesmo não sendo tão próximo do hospital, possui tanto metro quanto comércio nos arredores, que é o que procura.

  8. Olá Luiza, boa noite.
    Meu nome é Celso e sou um pai muito preocupado.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas, acredito que seja tarde demais, más a esperança é a última que morre.
    Minha filha está morando em um apartamento com outras quatro meninas e pagando seu aluguel como manda o figurino, o apartamento fica na Praça da Republica, Porto, na freguesia do Cedofeita.
    Minhas questões se referem a: ela precisa renovar o visto de estudante, más a documentação exige que dois portugueses atestem que ela mora no local, já a dona do apartamento simplesmente da de louca e não emite os recibos de aluguel, acredito que ela não pague seus impostos referente ao aluguel do apartamento e por isso ela está dificultando a vida das estudantes.
    Primeira questão, Existe uma forma legal de fazer com que a dona do apartamento ateste e assine os documentos?
    Segunda questão, O que acontece com a dona do apartamento se for feita uma reclamação formal na delegacia ou outro orgão público para a solução do problema?
    Terceira questão, Principalmente o que acontecerá com o pedido de renovação do visto de estudante da minha filha? visto que ela ainda tem mais dois anos e meio pela frente na universidade do Porto.
    Espero que não tenha feito perguntas muito difíceis, pois estando aqui no Brasil, meu coração está saindo pela boca com o problema que minha filha está enfrentando.
    Caso não possa responder, poderia pelo menos me indicar alguém que possa, pois o prazo para renovação do visto é 09/11/2017.
    Agradeço a atenção e fico no aguardo de uma resposta.
    Boa noite e um ótimo final de semana.

    1. Olá Celso! Tudo bom? Desculpe a demora na resposta. Infelizmente não sei te informar com precisão sobre o caso dela, pois ja voltei do Porto tem alguns anos. Quando passei por essa situação, também não tinha um contrato oficial de aluguel, porém lembro do senhorio me dar um papel que não era um recibo, mas que servia naquela situação. Lembro, porém, de enfrentar dificuldade em obter esse carimbo dos comerciantes, mas no final deu tudo certo. Como já se passou muito tempo, não lembro exatamente o que estava escrito nesse documento.

      O que te indicaria, que acho que pode te esclarecer, é explicar o caso dela em um grupo no facebook chamado Brasup. Segue o link: https://www.facebook.com/groups/brasup/?ref=br_rs. Esse grupo é de brasileiros que cursam a Universidade do Porto e as pessoas que participam dele costumam ser muito solicitas. Nele estão, inclusive, algumas pessoas que trabalham no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) que podem te indicar qual melhor caminho no caso dela.

      Espero ter ajudado e boa sorte!

  9. Olá Luiza! Muito bom o seu blog
    Vi que algumas pessoas estão à procura de apartamento para alugar, então gostaria de pedir para compartilhar as informações obtidas. Também estou pretendendo fazer um Mestrado no Porto em 2018 e iria com marido e 2 filhos(11 e 8 anos), gostaria de alugar imóvel próximo a escolas, parques, transportes públicos. Se alguém puder me ajudar, agradeço.

  10. Boa tarde pessoal tenho intensão de ir com minha família em 2018, estou na dúvida entre morar em Gaia ou Maia mais alguém sabe informar se da para fazer a faculdade em Porto? Vimos que estas duas cidades ficam próximas. Por favor agradeço qualquer informação. Meu email:luccillene@yahoo.com.br

    1. Oi Nathalia! Como esclareço na página inicial do blog, voltei do Porto em 2014 e sei que desde então muitas coisas mudaram. O que você deve saber, entretanto, é que a Universidade do Porto tem campus espalhados por toda a cidade e não concentrado em um polo só. Eu na época gostei de ter morado próximo ao Centro (onde indico no mapa dessa página), porém alguns campus são mais afastados desse local (verifique onde fica o seu), mas você consegue ir de metro sem problemas.

      Se quiser entender o porque de eu escolher o centro para morar, leia sobre isso nessa parte do blog (é o último item) https://jogandoocorponomundo.wordpress.com/antes-de-partir/onde-morar/

      Sobre o lado financeiro, soube que com a recente alta procura pelo país e consequentemente por lugares para morar, existe um boom no mercado imobiliário que fez com que os preços subissem. Com isso, não sei te dizer qual seria o local mais barato hoje em dia. E sobre segurança.. o Porto é uma cidade relativamente pequena, ou seja, a segurança é muito boa comparada com o Brasil em toda a cidade, mas o Centro também tem a vantagem de ser um pouco menos deserto.

  11. Ola Luiza! Parabens p Blog! Pretendemos mudar em 2018 p Vila Nova de Gaia. Um casal c criança. Poderia nos colocar em contato c Adriana Januario p conseguirmos algumas informaçoes sobre os bairros de Madalena e Valadares q ela visitou. Agradeço se puder nos ajudar.

    1. Oi Ivy! tudo bom?? Eu morei la em 2013. Na época era bem seguro sim. Porém Portugal mudou muito nos últimos anos pois muitas pessoas se mudaram para lá, então não saberia te dizer se continua assim..

  12. ola estou querendo ir final do mes para porto imigracao para brasileiros precisa ter passagem de ida e volta, precisa ter alguém conhecido no país. Moradia em porto valor aluguel e caro.

    1. Olá! Não precisa comprovar conhecidos lá na imigração, porém sem visto você só consegue ficar na Europa como turista por 90 dias. Depois disso estará ilegal. O aluguel quando morei em 2013 era bem em conta. Mas Portugal acabou depois disso “ficando na moda” e sei que embora ainda mais barato que aqui, os preço subiram consideravelmente.

  13. Olá. Boa tarde! Parabéns por seu blog, é uma grande ajuda. Estou indo para o Porto em agosto e farei um semestre na FPCEUP, ali próximo da estação Polo Universitário. Estou procurando quartos próximos das estações Marques,Faria Guimarães, Aliados, Trindade,Bolhão e 24 de Agosto. Primeiro gostaria de sua opinião sobre essas regiões. Os preços praticados já estão bem superiores ao período que você esteve por lá e soma-se a isso o Euro acima de R$ 4.15, então está um pouco complicado. Estive pensando em mudar o foco e ficar em algum lugar próximo a praia. Você destacaria algum lugar próximo a praia, que se vá com facilidade ao metro e que seja bom de passar o dia-a-dia? Obrigada

    1. Oi Camila? Tudo bom? Desculpe a enorme demora na resposta, não tinha visto seu comentário antes.. mas caso ainda te ajude.. Como digo no início do blog morei no Porto em 2013. E com o recente boom de pessoas redescobrindo Portugal, muitas coisas mudaram. Na minha época das três opções que citou, Trindade e Bolhão seriam ótimas opções e 24 de agosto um pouco mais afastado do centro. Sobre os lugares de praia, na minha época, o único local que conhecia era Matosinhos que ficava muito longe do centro, porém já soube que recentemente outros locais com praia foram revigorados ali por perto, mas não tenho propriedade para dizer já que não estive lá nessa época.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s