Porto

Aviso inicial: O intuito dessas páginas não é colocar o roteiro que eu fiz nessas cidades. É responder a pergunta que sempre me fazem: “Se você fosse me dizer o que eu não poderia deixar de fazer no lugar “x”, o que diria?”. Resolvi então listar tudo que considero imperdível nas cidades que visitei, para te ajudar a desfrutar da melhor experiência possível. Caso esteja procurando por roteiros, aprenda como achá-los através das dicas que coloquei aqui.

obs: Decidi fazer um pouquinho diferente com as cidades maiores, (como por exemplo Barcelona, Paris, etc..) onde existe um volume maior de coisas que eu acho imperdíveis. Para facilitar, agrupei por similaridade entre as atrações.

O Porto, apesar de não ser uma cidade grande, tem muitos locais que indico, justamente por ter morado lá. Dividi, então, assim: Arquitetura, Tradição, Centro, Ribeira, Locais Afastados e Vida Noturna.

Arquitetura

porto1

  • Ir em locais decorados com azulejos portugueses: Os azulejos azuis de Portugal são famosos e bonitos. E os locais mais legais de apreciá-los são: a Igreja do Carmo (perto da Praça dos Leões); a Capela das Almas (perto da Rua Santa Catarina) e a Estação São Bento. Como são todos bem parecidos, o ideal é escolher apenas um desses para conferir de perto.

porto2

  • Casa da Música: Apesar de ser a principal casa de concertos da cidade, o que encanta na Casa da Música é sua arquitetura que foi desenvolvida por um arquiteto alemão renomado mundialmente. Lá dentro você encontra também um local bem legal que é a Sala de Azulejos.

Tradição

porto7

  • Comer uma francesinha: Francesinha é o prato típico do Porto. Ela nada mais é do que um sanduíche recheado com várias carnes de porco, queijo derretido e um molho picante em cima. Alguns lugares oferecem o prato com batata frita de acompanhamento ou um ovo estalado sob o queijo. Porém, se prepare, pois reza a lenda que o prato possui por volta de 1.200 calorias. A Francesinha mais famosa é a do Café Santiago, mas há divergências sobre ser a mais gostosa. Quando comi, foi em um dos bares da Ribeira que oferecia um combo de Francesinha + Refrigerante por um preço honesto, e gostei. Dizem que a do Café Decomur (que fica perto da Reitoria) também é muito boa.

porto11

  • Reparar nos estudantes da Praxe: Essa é uma tradição que só quem mora no Porto conhece. Existe um grupo de estudantes que se reúnem dentro dessa instituição acadêmica. É um costume muito antigo do país, que se inicia no momento em que você entra na faculdade, mas que para você fazer parte é necessário passar por algumas provas meio doidas. Quem faz parte desse movimento precisa estar vestido sempre com um terninho preto junto com uma capa da mesma cor. Não será raro você esbarrar com estudantes vestidos assim pela cidade. Existe também a Tuna que são grupos de músicos da Praxe que ficam cantando fado pelas ruas do Porto com o intuito de arrecadar fundos. Agora, uma informação super bacana sobre eles: J.K. Rowling, quando estava escrevendo Harry Potter, morava no Porto, e as roupas dos bruxos do livro foram inspirados nesse costume.

Centro

porto3

  • Passar pela Avenida dos Aliados: A avenida é um lugar curioso pois o prédio da Câmara Municipal que fica no centro, apesar de não ser um monumento, atrai as atenções de quem passa por lá.

porto8.1

  • Subir a Torre dos Clérigos: É necessário um pouco de disposição para o passeio, pois só é possível subir lá encarando os 240 degraus. Mas a vista lá de cima compensa o esforço.

porto12.1jpg

  • Livraria Lello: A livraria, além de considerada como uma das mais bonitas do mundo, também serviu como fonte de inspiração para a escritora. Repare com as escadarias lembram as que aparecem em Hogwarts. O local, segundo a própria J.K., também a inspirou a criar a livraria Floreios & Borrões que aparece na saga.

Ribeira

porto4

  • Assistir ao pôr do sol da ponte Luis XV ou da Foz: Uma das coisas que eu mais amava no Porto, principalmente na época quando cheguei (no final do verão), é que todo final do dia era certeza de um pôr do sol maravilhoso. Existem dois lugares privilegiados para assisti-lo: Um é em cima da ponte Luis XV; outro é na foz do rio D’Ouro, onde o rio se encontra com o mar.

porto5.1

  • Atravessar a ponte Luis XV até Gaia para apreciar a vista da Ribeira e ir nas Caves: Do outro lado da ponte, bem na beira do Rio D’Ouro, além de você conferir uma bela vista da Ribeira, você chega nas Caves, onde é feita a degustação dos famosos Vinhos do Porto. Existem inúmeras Caves nesse local. As mais famosa, porém, são: a Sandeman, a Croft e a Ferreira. Mas conheço quem foi na Graham, que fica um pouco mais afastada e também gostou.

porto6.1

  • Fazer um passeio de barco pelo Rio D’Ouro: O passeio é bem rápido e com o preço não muito convidativo, confesso. Mas quando meus pais foram me visitar, fui com eles e eles adoraram. Acho que faz parte do turismo. Além disso, você pode tentar fechar um pacote onde você consegue o passeio de barco junto com a entrada nas Caves.

Locais Afastados

porto9.1

  • Fundação de Serralves: O local é um parque onde está localizado o Museu de Arte Contemporânea. A parte externa da fundação era um dos meus lugares favoritos no Porto, principalmente no outono. Nessa época, as árvores criam um tapete de folhas amarelas, o que deixa o visual muito bonito. Mesmo que não tenha ido nessa estação, vale a visita.

porto10

  • Palácio de Cristal: Não se impressione com o nome pois o tal Palácio de Cristal, na verdade, não existe mais. O que você encontra no local é um jardim, alguns pavões andando livremente e uma das vistas mais bonitas da cidade para o Rio D’Ouro.

Vida Noturna

porto13

  • Ir segunda-feira conferir a noite na Ribeira: Uma coisa engraçada da noite na cidade, é que tem dias específicos da semana onde bomba mais determinado local. No inverno acaba sendo um pouco difícil frequentar a Ribeira por conta do frio, então lá fica mais vazio. Em todas as outras estações do ano, é o destino certo de todos os jovens na segunda-feira. O principal motivo é que nesse dia tem dose dupla de baldes (copos de 500ml) de inúmeras bebidas.

porto14

  • Ir quarta-feira na Adega Leonor: Se segunda é dia de Ribeira, quarta é dia de Piolho, um bar próximo à reitoria. Logo atrás do bar, andando um pouco mais a frente, possui a Adega Leonor. Na frente do local é onde se concentram os estudantes e onde começa a noite nesse dia da semana. Agora, uma curiosidade: a vida noturna no Porto começa bem tarde. A Adega começa a encher por volta de meia-noite e as festas por volta das 2h da manhã.

porto15

  • Ir à alguma festa da ESN: ESN é uma empresa que presta apoio aos estudantes Erasmus na Europa e que é muito forte na cidade. Eles também são os responsáveis por produzir a maiorias das festas destinadas à intercambistas. É verdade que são nesses locais onde você encontra a maioria de brasileiros e onde, por incrível que pareça, você ouve um repertório musical que inclui desde Anitta e Naldo até sertanejo universitário. Apesar disso, costumam ser as melhores festas. O preço costuma ser apenas 2€ e para quem tem a carteirinha da instituição, sai de graça. Elas costumam acontecer quinta ou sábado e as de quinta normalmente são mais legais. Para conferir a agenda, acesse a página do facebook deles aqui.

 

Outros locais que podem ser interessantes de visitar, mas que eu não acho tão imperdíveis, são: as Galerias de Paris, famosa rua com pequenos espaços onde rolam festas à noite e o Café Majestic, luxuoso e antigo café que ficou famoso por ser o preferido de J.K. Rowling.

2 comentários

  1. Para quem gosta de experiências gastronômicas aliadas a bons vinhos com preços melhores ainda, o Mercado Bonsucesso é visita quase obrigatória.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s